quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto Creche Amiga da Amamentação. Profissionais se capacitam para Projeto Creche Amiga.

 


Profissionais da Creche Escola Glicério Carlos Neto, Parque Lebret estão realizando capacitação para atuarem no Projeto Creche Amiga da Amamentação. A proposta dos treinamentos é fazer com que os professores, diretores, orientadores pedagógicos (OP´s), Assistentes de Serviços Gerais (ASG´s), principalmente, pais dos alunos estejam unidos para incentivar a amamentação e desestimular o uso de chupetas, mamadeiras e bicos de uma forma geral.
A diretora da unidade, Marta Cristina Caldas Vieira, relatou que os professores, pedagogos e a direção da creche foram os primeiros a serem treinados. “Esta semana, foi a vez dos ASG´s, mas a próxima capacitação será com as mães dos alunos do berçário”, relatou. O coordenador do projeto, o pediatra, Luis Alberto Mussa Tavares, disse que os treinamentos estão sendo realizados de forma setorial para envolver toda comunidade escolar no processo do não uso de bicos.
A amamentação entra como pano de fundo. O objetivo das capacitações é incentivar o não uso de bicos porque eles provocam o desmame precoce - , relatou. Durante os treinamentos, os profissionais também estão aprendendo como utilizar a ordenhadeira para ajudar as mães na hora da retirada do leite.
A creche Glicério foi a primeira do município que recebeu o projeto piloto Creche Amiga da Amamentação.  O objetivo é realizar a promoção do aleitamento materno oferecendo suporte suficiente ao binômio mãe-bebê e evitar o desmame precoce, além de assegurar à mãe trabalhadora o direito à garantia do aleitamento materno através de ações da ordenha, conservação do leite e proteção da saúde oral dos bebês. As mães dos filhos matriculados também ganharam um ‘cantinho da mamãe’. Neste local, elas podem amamentar e armazenar o seu leite.
“O leite materno evita doenças como hipertensão, diabetes, colesterol no sangue, entre outros males que só aparecerão na vida adulta da criança. Atuo nesta área há 25 anos, mas foi a primeira vez que o projeto teve incentivo, conscientização e investimentos políticos. A iniciativa desta gestão merece todo crédito, pois representa um grande diferencial”, finalizou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Últimas notícias